Itabuna vai a Jequié buscar “no peito e na raça” vaga na Série A do Baianão

Bem treinado e confiante, o IEC espera trazer o aceso à elite do futebol baiano neste domingo.

O Itabuna Esporte Clube viajou para Jequié a fim de disputar uma vaga no Campeonato Baiano série A de 2023. As duas equipes chegam às semifinais da série B em pé de igualdade, uma vez que empataram em 1 x 1 na primeira, jogada em Ipiaú, e agora quem ganhar, por qualquer placar, fica com a vaga; se houver empate serão cobrados  pênaltis.

Pênaltis que foram exaustivamente treinados pelo azulino esta semana, comandado pelo técnico Sérgio Araújo, que exigiu muito também em cobranças de bola parada, em marcação apurada pelos lados do campo e combate imediato ao adversário em caso de perca da bola, além do treinamento da defesa contra o ataque e de buscar manter ao máximo a posse de bola.

Experiente, Sérgio Araújo cuidou muito da parte emocional dos jogadores do Itabuna, lembrando que a pressão da torcida local vai tentar fazer a diferença com muito barulho e ressaltou que, possivelmente, o Jequié deverá tentar marcar um gol logo nos primeiros 15 minutos do jogo para depois se fechar na defesa, como já fez no primeiro jogo em Ipíaú.

A diferença de torcida vai ser grande, uma vez que Jequié disponibilizou apenas 10% dos ingressos (que jà estão à venda na sede do clube, aqui na cidade) para os torcedores do Itabuna, ou seja, uma relação de 10 torcedores do Jequié para 1 doo Itabuna, num estádio com capacidade para pouco mais de 3 mil torcedores.

O Itabuna já enfrentou o Jequié lá no estádio Valdomiro Borges, sob pressão dessa mesma torcida, e aplicou um solene 3 a 1 no primeiro turno. O Azulino vai jogar “quase” completo, não fosse a dúvida sobre a condição de jogo do atacante George, que sente desconforto físico. O resto vai completo e confiante na vitória, apesar de reconhecer que será um jogo bastante difícil e que vai exigir muito sangue frio e concentração, especialmente na marcação e no último passe e na finalização. Finalizações que ficarão a cargo dos destaques do ataque do elenco do Dragão do Sul, com o baiano Jussimar e o pernambucano Shalom.

O lateral direito itabunense João Neto vai pro jogo bastante motivado e com boas atuações.

O lateral direito João Neto jogador do Itabuna vem se destacando como titular da posição e reconhece também a importância de ganhar esse jogo para se habilitar ao acesso à série A e à disputa do título da série B com Juazeiro ou Jacobinense, que decidem vaga na outra semifinal neste sábado para pegar na final o vencedor de Itabuna e Jequié, mas ambos os finalistas já com vaga garantida na série A do próximo ano.

A briga do Itabuna para se tornar um time vencedor vem cercada de desafios – afirma o presidente Digão Xavier. A começar pela falta de estádio, pois o Luiz Viana Filho reprovado pela FBF obrigou o azulino a fazer todos os jogos longe do calor de sua torcida e impôs à equipe sucessivas viagens, com desgaste físico e emocional para jogadores e comissão técnica, além do sofrimento do torcedor do Itabuna por não poder ajudar mais de perto seu “time de Fé”.

Já o diretor Ricardo Xavier comenta sobre a escassez de recursos, o sacrifício de toda a equipe mas agradece aos apoios de empresas locais para ajudar financeiramente e ressalta sobretudo o apoio decisivo que a imprensa esportiva tem dado ao Itabuna na motivação à equipe e à torcida local.


A Rádio Difusora irá transmitir o jogo ao vivo que terá início às 14 horas com a pré-jornada esportiva com notícias, reportagens, entrevistas e comentários, tendo como narrador / comentarista: Walter Luiz. e reportagens de: Wagner Mendes e Lindivaldo Almeida.

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...