O Esporte Clube Vitória recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), uma palestra sobre as novas regras de arbitragem. O evento foi realizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) após solicitação do próprio clube. 

A palestra foi realizada para o elenco feminino do Rubro-Negro, que iniciará no próximo domingo (30) o Baianão 2023 da categoria. O objetivo do clube foi orientação e esclarecimento das suas atletas sobre a atualização das regras antes do início da competição. 

Quem ministrou a palestra no Complexo Barradão foi o Vice-Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) e instrutor de arbitragem da CBF, Vidal Cordeiro Lopes. 

Assim como o Vitória, os demais clubes também podem solicitar a realização da palestra para suas atletas. (BN)

A presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministra Maria Thereza de Assis Moura, determinou nesta quinta-feira (23) a citação do ex-jogador de futebol Robinho, 39, condenado em última instância por ter participado de um estupro coletivo na Itália. A citação faz parte do processo de homologação da sentença italiana que o condenou a nove anos de reclusão pelo crime.

Por meio do Ministério da Justiça brasileiro, a Itália entrou no STJ com o pedido de homologação da decisão que condenou o ex-jogador. O objetivo é que a pena seja cumprida no Brasil.

Também nesta quinta, o ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou a admissão administrativa do pedido italiano e a remessa do caso ao STJ. "A tramitação jurisdicional foi iniciada", disse nas redes sociais.

A citação determinada pela presidente do STJ é a primeira fase do processo de homologação.
 

No pedido, há uma nota técnica em que o Ministério da Justiça informa que a Constituição Federal impede a extradição do ex-jogador por ele ser um brasileiro nato.

Em novembro do ano passado, o governo brasileiro, ainda com Jair Bolsonaro (PL) na presidência, negou a extradição solicitada pela Itália em outubro do mesmo ano.

Segundo nota divulgada pelo STJ, a solução apontada pelo Ministério da Justiça brasileiro é a transferência da execução da pena, conforme estabelece artigos da Lei de Migração e do Tratado Bilateral de Extradição entre Brasil e Itália.

Apesar do amparo legal, a ministra afirmou nesta quinta que o caso é complexo.

"O STJ ainda não se pronunciou, por meio de sua Corte Especial, acerca da possibilidade de homologação de sentença penal condenatória para o fim de transferência da execução da pena para o Brasil, notadamente nos casos que envolvem brasileiro nato, cuja extradição é expressamente vedada pela Constituição brasileira", afirmou.

Caso a defesa de Robinho apresente contestação após a citação, o processo será distribuído para um relator da Corte Especial. No caso de não haver contestação, a atribuição de homologar sentença estrangeira é da presidência do tribunal.

Robinho foi condenado por ter participado de um estupro coletivo contra uma jovem albanesa em uma boate de Milão em 2013. O Superior Tribunal Italiano confirmou a condenação em janeiro de 2022 e não há mais possibilidade de apelação.

A presidente do STJ intimou a Procuradoria-Geral da República para que consulte os bancos de dados e indique um endereço para que o ex-jogador possa ser citado.

Durante o processo, a defesa disse que o ex-atleta é inocente. Os advogados de Robinho afirmaram que não há provas de que a relação com a vítima não foi consensual. Disseram ainda que o processo contém falhas e que Robinho foi "massacrado pela mídia".

Segundo investigação do Ministério Público, Robinho e outros cinco brasileiros praticaram violência sexual de grupo contra a vítima, que foi embriagada por eles e, inconsciente, levada para o camarim do estabelecimento, onde foi estuprada várias vezes. Por terem deixado a Itália durante a investigação, os outros quatro homens não puderam ser notificados, e o caso deles foi desmembrado do processo.

A acusação foi baseada no depoimento da vítima e em conversas telefônicas interceptadas com autorização da Justiça italiana, incluídas como provas no processo.

O Campeonato Baiano de 2023 começará no dia 10 de janeiro, mas antes disso os 10 clubes participantes terão a missão de viabilizarem suas casas. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu o prazo de entrega dos laudos técnicos dos estádios que serão palcos da disputa estadual. De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Lima, as agremiações terão até o dia 20 de novembro deste ano para enviarem os documentos das praças esportivas.

"Nós temos um ofício, a lei está aí, nos cobre e a gente precisa dar resposta. Espero que todos os clubes possam cumprir esse prazo para que a gente tenha tempo hábil para encaminhar ao Ministério Público para que eles possam avaliar e arquivar ou dar o parecer positivo para a gente seguir toda nossa programação. Nossa intenção jamais é prejudicar os clubes, mas fazer com que eles tenham um planejamento e a gente possa fazer cumprir aquilo que determina a lei", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

O dirigente ainda disse que cobrará que os estádios tenham condições para receber os jogos do Baiano e com isso realizar uma competição equilibrada. Ele destacou que não exigirá níveis de excelência como a Arena Fonte Nova, Barradão e Arena Cajueiro, mas quer que a bola role com um mínimo de tranquilidade para que a técnica prevaleça nos duelos.

O Baianão de 2023 seguirá a mesma fórmula dos anos anteriores, onde a primeira fase será disputada em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores classificados avançam para a semifinal onde se enfrentarão em partidas de ida e volta, previstas para os dias 12 e 19 de março, assim como a final, programada para 2 e 9 de abril. O certame será disputado pelo atual bicampeão Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Itabuna, Jacobinense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória. (BN)

O Campeonato Intermunicipal 2022 chegou as oitavas de final. Agora são 16 seleções que seguem na briga pelo título da maior competição de futebol amador do Brasil. Os confrontos serão disputados em dois jogos. As partidas de ida estão programadas para o próximo domingo (25), às 15h. Enquanto as da volta acontecem no dia 9 de outubro, no mesmo horário.

 

Até o momento foram disputadas 228 partidas com 519 gols marcados, o que dá uma média de 2,28 gols por jogo. Apenas três seleções seguem invictas que são Itajuípe, Simões Filho e Itamaraju, na qual a primeira é dona da melhor campanha com nove vitórias e um empate, um aproveitamento de 92,5%. O melhor ataque é de Nova Canaã com 23 tentos anotados, enquanto Itajuípe, Simões Filho e Itamaraju possuem as melhores defesas, sendo vazadas somente duas vezes.

 

Veja os confrontos das oitavas de final:

Itajuípe x Valente
Simões Filho x Castro Alves
Itamaraju x Santaluz
Retirolândia x Itapetinga
Terra Nova x Eunápolis
Ibicuí x Ibirapitanga
Ipiaú x Quijingue
Nova Canaã x Catu

Depois de realizada a 4ª rodada do Intermunicipal 2022 na última quarta-feira (17). A seleção de Itajuípe continua treinando. nesta sexta feira (20). O técnico Marcos Barbosa irá treinar sua equipe nos 2 períodos visando o jogo de Domingo contra a forte seleção de Itapetinga. Depois de ter vencido a fraca e descontrolada seleção de Itabuna fora de casa, por 2 a 0, esta rodada terminou com a única equipe com 100% de aproveitamento na competição. Itajuípe venceu todos os quatro jogos disputados e chegou aos 12 pontos ganhos, na liderança do Grupo 12.

Itajuípe x Itapetinga, jogo marcado para o próximo domingo dia 21/08/22 ás 15:00 horas,  campeonato intermunicipal de futebol - 2022  na cidade de Itajuípe estádio: Humberto Badaró.

 Árbitro: Luís Felipe Cabral da silva santos FBF/una

 Assistente 01: Lélio Loureiro Silva da FBF/Camacan

Assistente 02: José Leandro oliveira dos santos de: FBF/una

4ºarbitro: Edmilson chagas dos Santos de: FBF/Itajuípe

CLASSIFICAÇÃO GRUPO 12      

                                 P         J          V         E          D         GP       GC        SG             %

1          Itajuípe          12       4          4          0          0          9          0          9          100.00

2          Uruçuca          6        4          2          0          2          7          3          4          50.00

3          Itapetinga       6        4          2          0          2          4          5          -1         50.00

4          Itabuna          0        4          0          0          4          1          13       -12         0.00

A presidência da Federação Bahiana de Futebol (FBF) comunicou por meio de um Ato Oficial nesta sexta-feira (5), o adiamento da final da Série B do Baianão 2022. A decisão foi tomada por não haver tempo hábil para reprogramar o jogo de volta entre Jacobinense e Itabuna, que seria realizado neste sábado (6).

A FBF informou que o adiamento ocorre em razão da decisão proferida pelo Auditor Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, decorrente de Mandado de Garantia impetrado pelo Jacobinense Esporte Clube, suspendendo os efeitos de Decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF/BA), que retirou o mando de campo da referida agremiação.

A comunicação oficial do órgão ocorreu quando já havia se extrapolado o prazo estabelecido pelo art. 16, I, da Lei nº 10.671/2003 – Estatuto de Defesa do Torcedor.

A partida foi transferida para o Barradão em Salvador por conta da interdição do Estádio José Rocha, em Jacobina, após confusões registradas na partida da semifinal, contra o Juazeiro. O TJDF/BA considerou a falta de segurança no local para determinar a interdição.

O primeiro jogo da final terminou com vitória do Itabuna pelo placar de 2 a 1. O Azulino terá a vantagem do empate para se sagrar campeão. Ja o Jacobinense precisará de vencer por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis ou por dois o mais gols para se sagrar campeão. A nova data da partida ainda não foi confirmada. A FBF irá remarcar o confronto e avisará aos interessados sobre a decisão. 

Campeonato de futebol reúne 900 crianças em Itabuna

A escolinha infantil de futebol fundada há 43 anos, no bairro Jardim Primavera, segue multiplicando frutos em Itabuna. Já são oito unidades e cerca de 900 crianças envolvidas no projeto., que se juntam no campeonato anual a partir deste mês.

A competição  seguirá até novembro e envolve crianças e adolescentes em cinco categorias, desde o chamado mamadeira até os 13 anos de idade.

Este é o terceiro campeonato da escolinha, fundada pelo professor José Andrade que toca o projeto que une esporte, lazer, inclusão social.

 

Falta apenas um jogo para o Itabuna Esporte Clube se sagrar bi-Campeão, (foi campeão em 2002,  da Série B do campeonato Baiano de Futebol. Falta o jogo final contra o time do Jacobinense em que o Azulino vai jogar pelo empate em Salvador.

O jogo final será disputado no Estádio no Barradão às 14 horas deste sábado, 6 de julho, com o Jacobinense perdendo o mando de campo pelos atos de violência de sua torcida no jogo anterior

O Itabuna joga pelo empate porque detonou o Jacobinense por 2 a 1 neste final de semana no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú

Melhor em campo na maior parte da partida, o Itabuna abriu o placar no primeiro tempo e marcou o 2 a 0 no segundo, mas logo depois o adversário reagiu e diminuiu a vantagem.

 Os gols do Itabuna foram marcados por Jeorge, aos 17 minutos da etapa inicial. Depois o Camaronês Blaise, aos 14 do segundo tempo fez o segundo do Itabuna. O Jacobinense descontou com o jogador Yuri aos 35 minutos da etapa final.

O Itabuna joga pelo empate e caso perca a final por apenas um gol a decisão irá para os pênaltis.

O técnico do Itabuna Sérgio Araújo afirmou que luta para ter o time “na mão” jogando com seriedade, caprichando na marcação e nas oportunidades de finalização a fim de evitar o famoso e prejudicial “já ganhou”, que pode fazer a sua equipe relaxar e ser surpreendida pelo Jacobinense. Depois da vitória, do apito final, aí sim, é só alegria, aí pode comemorar - completa Araújo.

Segundo o presidente do IEC, Digão Xavier, a boa fase do Itabuna se deve ao esforço conjunto de todos e a capacidade de superação de desafios tanto da diretoria, da comissão técnica, dos atletas e da ajuda de empresários e torcedores. Estamos numa crescente, vamos manter a pegada, trazer este título para Itabuna e tudo dando certo nos preparar para uma grande participação na Série A no próximo ano - finalizou o presidente.

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...