A Taça do Intermunicipal está de cara nova. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu mudar o desenho do troféu, que agora é dourado e será padronizado para a todas edições. O Intermunicipal deve começar em novembro. As inscrições serão abertas a partir do dia 15 de setembro. Por enquanto, quase 40 seleções já demonstraram interesse em participarem do Intermunicipal. Em 2020, a competição foi cancelada em razão da pandemia do coronavírus.

Assim como ocorre em outras competições, o Intermunicipal seguirá todos os protocolos de saúde. Criado em 1946, o Intermunicipal contribuiu para a profissionalização de vários atletas como Bobô, Júnior Nagata, Edílson Capetinha, Neto Berola. Liedson, entre outros. (BN)

O nadador Gabriel Bandeira, de 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Na manhã desta quarta-feira (25), ele venceu a prova de 100m borboleta da classe S14, que estreou no programa paralímpico, com o tempo de 54s76, novo recorde da competição.

Bandeira superou o britânico Reece Dunn, dono do recorde mundial, que ficou com a prata ao marcar o tempo de 55s12. Enquanto o australiano Benjamin Hance completou o pódio com o bronze ao terminar a prova em 56s90. De acordo com o técnico Alexandre Vieira, o nadador brasileiro tem deficiência intelectual e déficit de atenção. O paulista Gabriel Bandeira começou a disputar a natação paralímpica em 2020 e sua primeira competição internacional aconteceu neste ano. Em pouco tempo de carreira, ele já se torna campeão paralímpico.

OUTRAS MEDALHAS
Antes da conquista de Gabriel Bandeira, outro Gabriel abriu a porteira de medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos 2020. Também na natação, Gabriel Araújo foi o primeiro atleta do país a subir no pódio em Tóquio ao ficar com a prata nos 100m costas da classe S2. O mineiro, de 19 anos, marcou o tempo de 2min02s47 sendo superado pelo chileno Alberto Abarza que bateu em 2min00s40. O bronze foi do russo Vladimir Danilenko com 2min02s74.

Gabriel Araújo não tem os braços e começou no esporte paralímpico em 2015 quando foi convidado por um professor de Educação Física a entrar na natação. Na primeira competição, ele conquistou três medalhas. Em 2019, brilhou nos Jogos Parapan de Lima ao faturar dois ouros, uma prata e dois bronzes. 

A terceira medalha do Brasil veio com Phelipe Rodrigues nos 50m livre S10 da natação. Ele foi bronze com a marca de 23s50. O ouro ficou com o australiano Crothers Rowan que fez 23s21 enquanto o ucraniano Maksym Krypak foi prata com 23s33. O nadador pernambucano tem má formação congênita no pé direito. (BN)

Dado Cavalcanti não é mais o treinador do Bahia. Após a derrota para o Atlético-GO no último domingo (15), o técnico foi demitido do cargo. O anúncio foi confirmado em nota oficial divulgada pelo clube divulgada na manhã desta terça-feira (17).

Em quase oito meses de clube, Dado disputou 51 partidas. Foram 21 vitórias, 19 derrotas e 11 empates, o que significa um aproveitamento de 48% dos pontos disputados. O treinador assumiu o clube em meio à crise em dezembro do ano passado. Ele conseguiu evitar o rebaixamento do Esquadrão e levou a equipe para a Copa Sul-Americana. Em maio, ele ganhou a Copa do Nordeste, mas não resistiu à sequência de resultados ruins no Brasileirão.

 Com a saída de Dado, o português Bruno Lopes, do time de transição, assume o grupo enquanto não há uma definição de um novo comandante. Com 18 pontos conquistados em 16 rodadas disputadas no Brasileirão, o Bahia volta a jogar no próximo sábado (21) contra o Grêmio na Arena do Grêmio.

O Barcelona de Ilhéus venceu o Botafogo de Senhor do Bonfim por 3 a 0, com um gol de Gaia e dois de Piauí. Este foi o enredo do acesso inédito do time Ilheense. Além de ficar com o título da segunda divisão, o Barça garantiu a vaga para disputar a Série A do Campeonato Baiano em 2022.

O jogo foi disputado na tarde deste domingo, (08) no Estádio Mário Pessoa. Por ter vencido o primeiro do jogo, semana passada, o Botafogo Bonfinense entrou na final com a vantagem do empate. Com mais uma transmissão de fôlego da Rádio Difusora, o time Ilheense foi pra cima e acabou deixando espaços. O Botafogo teve momentos de estar  perto da vitória, mas o time acabou perdendo muitos gols. 

O Barcelona mostrou superioridade logo nos primeiros 10 minutos de jogo, quando Gaia abriu o placar. No segundo tempo, Piauí balançou a rede duas vezes e garantiu a classificação.

Além do feito de subir para a primeira divisão no primeiro ano em que disputou o acesso, o time do Barcelona tem menos de três anos de fundação. A decepção do campeonato fica restrita ao regulamento, que só permite que o time campeão ascenda a elite do futebol Baiano. 

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai recorrer da decisão do juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que anulou a eleição de Rogério Caboclo à presidência da entidade. O anúncio foi feito através de nota divulgada na noite desta segunda-feira (26). O magistrado nomeou dois interventores, o atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

A CBF informou que vai recorrer da decisão com base no artigo 217 da Constituição, que trata da autonomia das organizações esportivas. Além disso, a entidade ainda cita dois artigos da Lei Pelé, o 22 e o 90. O primeiro, estabelece diretrizes acerca dos processos eleitorais das entidades esportivas, enquanto o segundo, proíbe dirigentes de clubes de exercerem cargo ou função em federações ou confederações, como são os casos dos dois interventores.

A incongruência encontrada pela Justiça nas eleições não está no pleito em si, mas sim na Assembleia Geral. Nela, em 2017, as federações optaram por alterar os pesos dos votos sem consultar os clubes da Série A. Caboclo venceu a disputa presidencial com 135 votos favor sobre apenas três contrários, sendo um deles a abstenção do Flamengo. (BN)

 

Com o nome marcado na história do surfe ao se tornar o primeiro campeão olímpico da modalidade, o potiguar Ítalo Ferreira é o 10º atleta nordestino a conquistar a medalha de ouro numa edição do evento esportivo. Na madrugada desta terça-feira (27) no horário do Brasil, ele venceu o japonês Kanoa Igarashi vencendo o torneio em Tóquio.

Nascido em Baía Formosa, Ítalo é o primeiro representante do Rio Grande do Norte campeão olímpico. Em relação a pódios, ele é o terceiro potiguar. Antes dele, Virna foi bronze em 1996 e 2000 no vôlei de quadra, e Vicente Lenilson, do atletismo, conquistou a prata também em 2000.

Lista de atletas Nordestinos Campeões Olímpicos:

2020
Ítalo Ferreira (RN) - Surfe

 

2016
Douglas Santos (PB) e Wallace (BA) - Futebol masculino
Maurício Borges (AL) - Vôlei de quadra
Robson Conceição (BA) - Boxe

 

2012
Sarah Menezes (PI) - Judô
Dani Lins e Jaqueline (ambas de PE) - Vôlei de quadra

 

2008
Jaqueline (PE) - Vôlei de quadra

 

2004
Ricardo (BA) - Vôlei de praia

 

1992
Pampa (PE) - Vôlei de quadra

Chegou ao fim nesse último domingo (18), a fase inicial do campeonato Baiano da Segunda Divisão. Com transmissão da equipe de esportes da Rádio Difusora, o clássico do cacau teve o tigre como vencedor pelo placar mínimo de 1x0. Já o Botafogo e Barcelona garantiram as duas últimas vagas na semifinal. As duas equipes se juntam a Colo-Colo e Grapiúna na disputa pela final, que definirá a equipe campeão e que disputará o Baianão 2022 na série A.

Na última rodada, o Botafogo foi até o Barradão e venceu o Camaçariense por 5 a 3. O time Bonfinense avançou na terceira colocação.

Já o Barcelona recebeu o Camaçari no Lomanto Júnior e venceu por 3 a 0. O time de Ilhéus foi aos nove pontos e passou em quarto.

Já classificados Colo-Colo e Grapiúna se enfrentaram no Máriio Pessoa. O Tigre venceu o duelo por 1 a 0, foi aos 12 pontos e ficou com a liderança ao ultrapassar o adversário. O time de Itabuna, com 10 pontos, ficou em segundo. Com os resultados, as semifinais da Série B ficaram definidas com Colo-Colo x Barcelona e Grapiúna x Botafogo. 

Depois da derrota diante do Botafogo pelo certame da série B, a direção do Barcelona, demitiu o treinador Rodrigo Fonseca, agradecendo os serviços prestados.

Sem perda de tempo, no começo da manhã, a direção do clube acertou a contratação do treinador Paulo Sales, que será apresentado nesta terça-feira, quando a equipe retornará aos treinamentos. (com info do blog Fábio Roberto Noticias)

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco