MEC lança aplicativo Graphogame para alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira (27) um aplicativo para auxiliar as crianças no processo de alfabetização, o Graphogame. O app faz parte do programa Tempo de Aprender e deve auxiliar as crianças a assimilar o som às letras e sílabas escritas. O lançamento ocorreu no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o app não visa substituir o professor, mas sim auxiliá-lo. O aplicativo será gratuito, precisa de conexão à internet para ser baixado, mas pode ser usado de forma off-line, segundo o ministro.Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados no início do mês, apontam que, em 17 estados, alunos do 2º ano do ensino fundamental têm desempenho abaixo da média nacional em língua portuguesa. Quando os dados foram lançados, o MEC não esclareceu se a média está dentro, acima ou abaixo do desejado.

Já a mais recente Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), feita em 2016, mostrou que 54,73% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental têm conhecimento insuficiente em leitura e 33,95% têm níveis insuficientes em escrita. Durante o evento, o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, afirmou que a recomendação é que o uso se restrinja a 15 minutos ao dia, e seja feito com fones de ouvido, para melhorar a assimilação dos sons. Nadalin afirmou que, das 139 mil escolas do país, 124 mil têm conexão à internet, onde pais e responsáveis poderiam baixar o aplicativo e usar em casa. (G1)

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...