CEPLAC CONCLUI CURSO DE TECNOLOGIA DE CACAU PARA TÉCNICOS DO SENAR

Dirigentes da Ceplac e Senar fizeram a abertura e enceramento do evento.

O Serviço Regional de Difusão de Tecnologia da Ceplac-SERVDT, localizado na sede regional em Ilhéus/Itabuna, concluiu no período de 04 a 08/04/22, mais um curso sobre tecnologia de cacau, com carga horária de 40 horas, para Engenheiros Agrônomos e Técnicos em Agropecuária do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar/Bahia.

O curso foi ministrado em aulas teóricas e práticas por pesquisadores e extensionistas da Ceplac para os técnicos do Senar que desenvolvem o programa Ateg/Cacau, de atendimento a propriedades rurais.

O Superintendente da Ceplac, Waldo Britto, expõe sobre realidade regional.

O evento contou com a participação dos coordenadores de programas do Senar/Ba, Aloisio Júnior e Leonardo Rocha, supervisão do Eng.-Agrônomo Audo Dias (Ceplac/Servdt) e abertura feita pelo Superintendente Regional da Ceplac para a Bahia e Espírito Santo, Waldo Britto, que fez palestra sobre A Ceplac e a realidade regional, além de apresentar o novo papel da Instituição na cacauicultura brasileira.

Os temas desenvolvidos no curso foram “Manejo do Cacau:  clones recomendados pela Ceplac para a cacauicultora de alta produtividade”, “Informações básicas sobre correção e fertilização do cacaueiro”,Coleta de amostra de solo, calagem, gessagem, adubação com macro e micronutrientes”, “Clonagem do cacaueiro: teoria e prática”,Poda de Cacaueiros sob os princípios fisiológicos” e Poda de Cacaueiros sob os princípios fisiológicos – atividade prática”. As aulas teóricas foram ministradas pelos técnicos da Ceplac Milton Conceição, José Geraldo Chagas e Givaldo Ferreira Couto no auditório da sede regional da Ceplac e as aulas práticas na Estação Experimental Arnaldo Medeiros, no Centro de Pesquisas do Cacau.

Aula teórica com o técnico José Geraldo sobre correção e fertilização do cacaueiro.

Pesquisador da Ceplac Milton Conceição expõe sobre clones e enxertia.

Enxertia na prática.

Visão do SENAR

Aloisio Jr: mudar a vida
do produtor.

Ao final do evento, o coordenador de programas do Senar/Ba, Aloisio de Oliveira Júnior, afirmou que “esse curso faz parte de uma série de capacitações que nossos técnicos participarão, voltados para as técnicas do cacau: poda, enxertia, adubação etc., além curso de gestão da propriedade.

A ATER vai destravar o potencial que as propriedades já possuem, vai levar soluções para mudar comportamentos, atitudes e dar qualidade de vida e lucratividade aos produtores.

Parceria muito bem vinda com a Ceplac que tem papel imprescindível na cacauicultura no Estado e no País e deverá ser ampliada.”

Aloísio Júnior informou também que o Senar formou juntamente com os Sindicatos Rurais grupos de 30 produtores e neste programa Ateg/Cacau está previsto o atendimento de 1.500 propriedades rurais por um período de dois anos, com cada técnico sendo responsável por atender 30 fazendas onde farão visitas mensais de quatro horas de duração.

Leonardo: produtividade
e lucratividade.

Presente ao evento, o Coordenador de Programas do Senar Leonardo Rocha classificou o curso como de suma importância, ao capacitar as equipes técnicas do Senar em cacau para o trabalho no campo. “são mais informações de qualidade que levamos e isto com certeza vai resultar em aperfeiçoamento da atividade e resposta com alta produtividade e maior rentabilidade ao produtor. Desejo longa vida a esta parceria Ceplac/Senar”.

 

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...