Representantes da Coelba estiveram reunidos na manhã de hoje, dia 11, com Raymundo Mendes Filho e João Bitencourt, respectivamente presidente e gerente técnico da Emasa. O encontro serviu para esclarecer e apresentar as medidas tomadas pela concessionária em relação a última pane que ocorreu na rede que atende a estação de captação de Rio do Braço.

De acordo com a supervisora de Operações e Manutenção da Coelba em Itabuna, Jaqueline Brito, a empresa vem atuando em medidas preventiva, porém situações atípicas como a ocorrida no último dia 4, quando as fortes chuvas provocaram a queda de uma árvore que afetou a linha de transmissão de energia. “Há 15 dias justamente atuamos nesse trecho com ação preventiva. Temos redobrado essas ações que são nossa prioridade, mas acontecem situações intempestivas, e foi isso que ocorreu”, relatou a supervisora de Operações.

O gerente Técnico da Emasa João Bitencourt, destacou o trabalho da equipe da Coelba em localizar o ponto onde ocorreu o rompimento da rede elétrica e o tempo para o reestabelecimento do fornecimento da energia. “O acesso a estação de Rio do Braço é difícil e debaixo de chuva fica ainda mais complicado. Porém, isso não foi empecilho, pois em pouco mais de seis horas a energia havia voltado, isso contribuiu para não comprometer o nosso sistema operacional”, lembrou Bitencourt.

O engenheiro e consultor de Relacionamento com Grandes Clientes, João Mateus Santos Dias, destacou que a realização dessa demanda de serviço por equipe da própria Coelba, contribuiu para solucionar o problema em um menor espaço de tempo. “O trabalho e comprometimento, além da expertise da equipe própria faz a diferença na solução desses tipos de imprevistos”, garantiu Dias.

Para o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, esse alinhamento entre as duas empresas é de fundamental importância para todas as partes. “O bom relacionamento entre a Emasa e a Coelba só tende a somar e termina beneficiado na ponta nosso consumidor, que é a principal razão do nosso trabalho”, afirmou o presidente da Emasa.

Além da supervisora de Operações e Manutenção da Coelba em Itabuna, Jaqueline Brito e do consultor de Relacionamento com Grandes Clientes, João Mateus Santos Dias, também participaram do encontro representando a Coelba, o supervisor de Relacionamentos com Clientes, Paulo Roberto Vieira Santos e Alisson Moreira, técnico especialista de Operação e Manutenção de Itabuna. (Ascom/Emasa)

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante em sua residência no bairro Tiago Mello, em Eunápolis, na manhã de domingo (07), acusado de maus-tratos contra animais. A polícia foi informada que havia um saco com manchas de sangue nas imediações do presídio de Eunápolis. Quando chegaram ao local, os policiais constataram que dentro desse saco havia um cachorro, um gato e outros animais mutilados e mortos recentemente, no que parecia ser um ritual satânico.

Através de outra ligação anônima feita ao Cicom, a polícia chegou ao suspeito de ter cometido o crime. Ele foi preso em sua casa, próximo ao local onde estava o material do suposto ritual macabro. Segundo a polícia, o acusado confessou que matou, mutilou e bebeu o sangue desses animais porque estava possuído por uma entidade espiritual.

Vizinhos do acusado disseram que ele costuma ter reações nervosas e que toma medicamento controlado, o que não foi confirmado. A polícia não conseguir obter mais informações porque o homem, que parecia estar em surto e falava frases desconexas, usou o direito de permanecer calado no depoimento.

Ele foi detido por maus-tratos a cães e gatos, previsto no Artigo 32, parágrafo 1º, da lei federal nº 9605/98, que trata de crimes contra o meio ambiente. Ele deve permanecer preso pois não cabe fiança a esse tipo de crime. (Radar 64)

A Prefeitura de Porto Seguro anunciou a desobrigação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. A medida foi publicada no Diário Oficial da segunda-feira (1º) e já está valendo nesta terça (2).

As máscaras seguem obrigatórias em ambientes fechados, comércio em geral, locais de trabalho, casa de shows, eventos e festas. Segundo a prefeitura, quem descumprir essa medida será responsabilizado por crimes contra a saúde pública e contra administração pública em geral. 

De acordo com o documento, a decisão foi tomada considerando o "alto índice de vacinação em todo o território municipal e a redução das internações e de novos casos graves da doença". A prefeitura, no entanto, não divulgou o percentual de imunização do município. Com base nos dados atualizados em tempo real pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Porto Seguro tem 65% de taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta terça. (G1)

 
 
 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, no Centro Administrativo Firmino Alves, a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 do município de Itabuna. O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura de Itabuna e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Censo Demográfico 2022, será iniciado a partir do dia 1º. de junho. Ao ressaltar a sua importância na coleta de informações fundamentais à Administração pública, o secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, lembrou que o Censo servirá de parâmetro para futuros investimentos não só pelo poder público como também pela iniciativa privada.

“Daí o apoio da Prefeitura é importante em áreas como infraestrutura e na disponibilização de profissionais para acompanhar todas as etapas do processo de coleta de informações para que a pesquisa seja realizada da melhor forma possível”, frisou o secretário.

De acordo com o coordenador de Área do Censo 2022, Luiz Mafra, a meta do IBGE é fazer uma cobertura em 100% dos domicílios do município, sendo o trabalho iniciado no dia 1º de junho com previsão de término em três meses.

“Nos últimos dois anos não foi possível realizar o Censo Demográfico em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas, agora estamos nos preparando para o Censo 2022”, informou.

METODOLOGIA

Haverá três postos fixos de coleta de dados demográficos em Itabuna, sendo que para a pesquisa serão contratados 194 agentes censitários e 15 supervisores de campo. “O Edital para realização do processo seletivo já está sendo preparado. Em breve, será lançado no Diário Oficial da União e no site do IBGE (ibge.gov.br)”, afirmou Luiz Mafra.

O coordenador do IBGE em Itabuna lembrou ainda que para o trabalho de campo toda equipe será treinada, inclusive para atualização das informações em tempo real, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DCMs), que serão disponibilizados. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Governo. (Ascom/PMI)

A Prefeitura de Itajuípe autorizou mais uma reforma de praça no município. Nesta terça-feira, 26, o Vice-Prefeito Leandro Junquilho assinou a ordem de serviço para a reforma da Praça Gabino Kruschewsky, conhecida como Jardim Rio Branco, e a construção deu um monumento à Bíblia. A assinatura da nova ordem de mais uma obra da gestão aconteceu na Igreja Batista, a mais antiga construção religiosa do município de Itajuípe, que completará 104 anos em 2021.


Contando com a presença de autoridades religiosas, dos vereadores, secretários e comunidade, a ordem foi assinada para início imediato e com recursos próprios. Para o Vice-prefeito Leandro Junquilho “A Praça Gabino Kruschewsky é uma praça bastante movimentada, cercada de empreendimentos e de uma igreja histórica para o município. A vizinhança também esperava este investimento, melhorando ainda mais a convivência daqueles que residem no entorno da praça”, declarou.


O Prefeito Marcone Amaral destacou ainda que “Estamos levando mais uma obra ao nosso povo, ressaltando a importância de uma praça e do bem comum que um espaço público e bem cuidado promove na nossa comunidade. Agradecemos imensamente a todos que contribuíram para a construção desse novo projeto”, ressaltou

A Prefeitura de Itabuna vai promover festividades nesta quarta-feira, dia 27, para marcar os 206 anos do distrito de Ferradas, adiada do dia 19 de outubro. Nascida no século XIX, como aldeamento dos índios Guérens, Camacans e Pataxós e de outros tribos do sul da Bahia, a localidade, a 12 quilômetros do centro da cidade também é local de nascimento dos escritores Jorge Amado e Gustavo Velôso e do poeta Telmo Padilha.

Ferradas concentra a riqueza histórica, cultural, econômica e social grapiúna, a partir de relatos do frei capuchinho Ludovico de Livorne com seus superiores na metrópole, em Lisboa, entre 1818 – 1848. Na festejada “Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus”, escrita em 1936 e reeditada pela Editora da Uesc (Editus, 1ª edição, janeiro 2006), João da Silva Campus dá destaque ao vilarejo imperial, como local de ressocialização dos índios desgarrados no mundo colonial e imperial.

A PROGRAMAÇÃO

Na quarta, a programação se inicia às 7 horas, com um Aulão Funcional, ministrado pelo professor Danilo Cezar, seguido de Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças) e brincadeiras e jogos recreativos sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer. A partir das 9 horas, em seis estandes começa o atendimento das demais secretarias municipais num dia intenso de atividades.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) vai promover a distribuição de 700 mudas de frutíferas (açaí, cupuaçu e goiaba paluma) e essenciais florestais (ipê amarelo, etc.). Uma equipe de agrônomos e técnicos em agropecuária da Seagrima dará as orientações de plantio e manejo.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai fazer o atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de promover a inclusão e atualização do cadastro único (CadÚnico), Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientação sobre programas sociais. Também vai cadastrar para o ID Jovem e fornecer serviços de manicure e cabeleireiro e lançar o Programa Micro-ônibus nos bairros.

Aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia, autoexame de mamas, panfletagem e orientação sobre a prevenção do câncer serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) fará testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e Educação em Saúde.

Ficará a carga da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) atender aos microempreendedores individuais (MEI) e orientá-los sobre a formalização ou atendimento, enquanto a assistência jurídica será oferecida pela Secretaria de Governo, por meio do Procon e da Assessoria Jurídica Especializada.

A partir das 14 horas, a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente fará apresentações de dança, a Fala do Escritor Ferradense, com Gustavo Fernando Veloso Meneses, autor do livro “Ferradas: Um Capítulo na História do Brasil”, pela Via Litterarum; apresentação de Capoeira, Certificação de Reconhecimento para pessoas que residem ou residiam em Ferradas e fala do presidente Valter Silva. Às 15h45min, acontece a apresentação de voz e violão com o cantor Carlos Santana.

Às 17 horas, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 206 da antiga Vila Imperial Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro II), oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas.

Entre às 18 e 20 horas, a programação será executada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A apresentação do Hino Nacional e Monólogo, a cargo de um representante da Secretaria Municipal de Educação.

Em seguida, fala do presidente de FICC, Aldo Rebouças e do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que vai assinar Ordens de Serviço para as obras de construção de quadra de areia e do Espaço Comunitário, exibição de vídeo institucional e homenagens. (Ascom/PMI)

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itajuípe, desta quinta-feira, 21, foram votadas as contas da gestão 2019, do Prefeito Marcone Amaral. Com a apresentação do Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Augusto Vivas, as contas foram apresentadas e aprovadas por unanimidade pelos Edis presentes à Casa Legislativa.

O parecer dos Edis em relação às contas destacou principalmente a realização e desenvolvimento das obras na cidade e a seriedade da gestão do executivo com o dinheiro público. Com a aprovação das contas, Itajuípe avança cada vez mais, sendo apresentada regionalmente como um município que sempre busca o equilíbrio e a gestão honesta e equilibrada dos recursos que são aplicados no desenvolvimento da cidade, com geração de emprego e renda.

Para o Prefeito Marcone Amaral “Fico muito contente em saber que a nossa Câmara, representante do nosso povo, aprovou as nossas contas e de termos o pensamento em comum de ajudar a nossa população, de ajudar Itajuípe. Seguindo juntos neste mesmo caminho, temos a certeza de que Itajuípe vai avançar cada vez mais”, declarou. (Com info do Ipolitica)

O Prefeito Marcone Amaral assinou, nesta quinta-feira, 21, uma nova ordem de serviço para a reforma da quadra municipal de Itajuípe. A quadra municipal é um dos mais antigos equipamentos esportivos do município e há anos não é utilizado pela comunidade por falta de estrutura e reforma do espaço.

Palco de muitas ações culturais e esportivas, bailes, torneios de futebol de salão, handebol e voleibol com abrangência regional, nos últimos trinta anos a principal quadra do município foi sendo depredada e por falta de manutenção, interditada.

A partir desta nova ordem de serviço a quadra será totalmente revitalizada, abrindo mais uma praça esportiva para a comunidade itajuipense. Com esta nova reforma, a quadra, que fica próxima à área da antiga estação de trem, que hoje contém uma quadra de futevôlei, a casa da cultura e uma academia ao ar livre, será mais um equipamento à disposição da comunidade, ampliando um complexo esportivo e cultural que tem atraído cada vez mais os jovens às práticas esportivas e culturais.

Em entrevista a Rádio Difusora, o gestor Itajuipense destacou a importância de mais uma obra para a cidade. “Com a assinatura da ordem de serviço para mais uma obra em nossa cidade e na qual daremos mais detalhes de como ficará, mais um equipamento esportivo abandonado há muitos anos será completamente reformado e trará ainda mais oportunidade e benefícios para os nossos jovens esportistas e comunidade em geral”, declarou.

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco