CBF vai recorrer de decisão da Justiça que anulou eleição de Rogério Caboclo

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai recorrer da decisão do juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que anulou a eleição de Rogério Caboclo à presidência da entidade. O anúncio foi feito através de nota divulgada na noite desta segunda-feira (26). O magistrado nomeou dois interventores, o atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

A CBF informou que vai recorrer da decisão com base no artigo 217 da Constituição, que trata da autonomia das organizações esportivas. Além disso, a entidade ainda cita dois artigos da Lei Pelé, o 22 e o 90. O primeiro, estabelece diretrizes acerca dos processos eleitorais das entidades esportivas, enquanto o segundo, proíbe dirigentes de clubes de exercerem cargo ou função em federações ou confederações, como são os casos dos dois interventores.

A incongruência encontrada pela Justiça nas eleições não está no pleito em si, mas sim na Assembleia Geral. Nela, em 2017, as federações optaram por alterar os pesos dos votos sem consultar os clubes da Série A. Caboclo venceu a disputa presidencial com 135 votos favor sobre apenas três contrários, sendo um deles a abstenção do Flamengo. (BN)

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...