ITABUNA: Sindicato do Magistério cobra da prefeitura salário integral para os professores

Pelo segundo mês consecutivo a Prefeitura de Itabuna tem pagado o salário dos professores da rede municipal com descontos indevidos. No mês passado, os professores que atuam nas escolas do Campo foram os primeiros a sentirem o impacto financeiro, cujos descontos chegam até o montante de R$ 800,00 no salário. Neste mês, professores de outros segmentos denunciaram ao Sindicato do Magistério (SIMPI) que também foram penalizados.

A Secretaria Municipal de Educação cortou o auxílio deslocamento dos professores do campo, sob a alegação de que as escolas estão sem funcionar, por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Entretanto, conforme já havia salientado a Direção do SIMPI, este posicionamento contraria a jurisprudência dos tribunais superiores, que entendem que as gratificações e auxílios recebidos por um período superior a 10 anos devem ser incorporados ao patrimônio jurídico do trabalhador. “Esta situação já está nas mãos dos nossos advogados, que estão tentando reverter na justiça esse desconto absurdo”, afirma Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.

Entretanto, outros professores que não compõem o quadro das escolas do campo ligaram para o sindicato para informar que tiveram descontos injustificados em seus salários. O Diretor Financeiro da SME, Fábio Melo, disse à Presidente do SIMPI que desconhece os motivos do desconto e que o professor prejudicado poderá ligar para Secretaria a fim de averiguação da situação. “Essa situação é inadmissível. As pessoas possuem uma programação orçamentária e têm sido pegos de surpresa com este tipo de desconto. Não nos resta outro caminho senão judicializar mais esta demanda”, conclui Carminha Oliveira. (Ascom/Simpi)

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...