Produtores angustiados no sul da Bahia

A espera da prometida vinda do diretor geral da Ceplac -- o jequieense Waldeck Brito Jr., indicado ao cargo pelo ex-deputado José Carlos Aleluia-DEM -- e da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, de euforia está se transformando em pesadelo entre os produtores de cacau do sul da Bahia.

 E não é para menos. Os responsáveis pelos destinos da cacauicultura brasileira ficaram de vir aqui à região lançar um amplo programa para o cacau do sul da Bahia e discutir a reestruturação da Ceplac, único órgão responsável pela oferta, constitucional, de pesquisa, assistência técnica e extensão rural aos produtores de cacau.

 Só se ouve disse-me-disse e a presença dessas autoridades fica em incompreensível compasso de espera. Os produtores sentem o bom momento do cacau no Brasil e o governo federal, nada!

 No campo do puxa-estica, fala-se no desmonte do modelo Pesquisa-Extensão criado, genial e reconhecidamente, por produtores e cientistas do sul da Bahia. Ninguém no mundo fez igual e o mundo técnico-científico reconheceu o acerto da ideia.

 Pois bem, fala-se neste desmembramento onde o serviço de assistência técnica e extensão rural ficaria ao encargo de universidades e do Senar/Sindicatos Rurais. Ora meu Deus do céu, desde quando professores universitários são chegados a enfiar o pé na lama das roças para estudar problemas e apresentar aos produtores rurais as soluções?

 Quanto ao Senar, vai precisar comer muita farinha para se colocar à altura de pegar a responsabilidade de fazer as fazendas de cacau produzir satisfatoriamente.

 O que o Senar faz hoje nesta área está duramente questionado por produtores, que iniciam os estudos em seus cursos e saem todos decepcionados!  Mas, falar em instrutores do Senar e professores universitários, tem um certeiro adágio popular que diz: “quem sabe, faz; quem não sabe, ensina”... Esta é a sensação geral. E o anunciado e desastroso resultado vai pra conta de quem? Do sofrido e esperançoso produtor rural...

 O sul da Bahia aguarda a vinda dos responsáveis pelo plano do cacau. Cadê a ministra Teresa e o Dr .Waldeck? Vão dar as caras? O produtor os aguarda com ansiedade.

 Senhoras e senhores responsáveis pelo mundo institucional do cacau. Aí listamos Teresa Cristina, Waldeck Jr, Carlos Aleluia, Elmar Nascimento, João CNA Martins, o manda-chuva ministro Guedes: juízo e caldo de galinha não faz mal a ninguém... Se vem desmonte por aí, que façam, mas lembrem-se que está em jogo o destino da cacauicultura brasileira, além do destino de 4 milhões de brasileiros que dependem do cacau no sul da  Bahia. Quem avisa...

Comentários  

# Ricardo Santana 21-02-2020 17:59
A peste é quem vai entregar uma fazenda aos "extensionistas" do Senar pra desgraçar com tudo!

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...