CULTIVO DO CACAU NO SEMIÁRIDO É TEMA DE LIVE DA CEPLAC

O chefe do CEPEC, J. Marques Pereira, será o moderador da live sobre o cultivo do cacau no Semiárido.

A sétima edição do programa e webinars, promovido pela Ceplac/Mapa da série “Ciência, Tecnologia e Inovação para a cadeia produtiva do cacau”, terá continuidade com a palestra “Produção de Cacau no Semiárido e no Cerrado” que será apresentada pelo pesquisador da Ceplac, Paulo Cezar Marrocos, tendo 50 minutos de preleção e mais 20 minutos dedicados a perguntas e debates.

Pesquisas têm sido realizadas na Bahia, Ceará, Pernambuco e norte de Minas Gerais com objetivo de avaliar o comportamento agronômico de cultivares de cacau em ambiente semiárido para obtenção de dados de adaptação e produção buscando subsidiar a atuação da Ceplac e outras instituições na proposição de estratégias para o cultivo do cacau nesses ambientes.

Os estudos têm mostrado que alguns desses cultivares de cacau avaliados apresentaram bom desempenho agronômico com alta produtividade nos ecossistemas da Caatinga e do Cerrado. Mostram também a necessidade de alguns ajustes tecnológicos a serem solucionados visando manter o fluxo de produção de amêndoas de qualidade, principalmente nas épocas mais quentes do ano.

 Segundo técnicos que acompanham as plantações, o cacau nas regiões semiáridas e do cerrado tem apresentado ótimas perspectivas de crescimento e observam que as conquista e avanços apresentados se devem à capacidade de organização, profissionalismo e qualidade técnica dos produtores e equipes técnicas que vem protagonizando o pioneirismo desse agronegócio nesses ecossistemas.

A Live será apresentada no dia 29 de junho próximo, às 19:30, no endereço: https://youtu.be/qxY7giScRSU.

Adicionar comentário

COMENTE, FALE, ASSISTA, ACOMPANHE...